Quando o destino é vencer

QUEM SOMOS

O MAIA FUTSAL CLUBE, está sediado no Largo Soutinho de Maio, nº 60, na freguesia do Castêlo da Maia, tendo sido fundado a 13 de Junho de 2017.

O clube nasce do sonho de um grupo de pessoas, ligadas à modalidade futsal, com elevada experiência, mas sobretudo no desígnio de criar um clube assente em princípios diferenciadores, capazes de elevar a prática desportiva, associado a ações de cariz educativo e social.

É neste pressuposto que o Maia Futsal Clube, procura desde o primeiro momento desenvolver todas as suas valências, Desportiva, mas também Social, Recreativa e Cultural, tentando sempre incrementar novas atividades para os jovens do nosso Concelho.

Assim, conscientes da importância do presente, mas sobretudo com o pensamento no futuro, entendeu o Maia Futsal Clube criar e promover a sua academia de formação, a ACADEMIA SP FUTSAL.

VISÃO

O Projeto do Maia Futsal Clube foi pensado com a finalidade primária de ir ao encontro das necessidades das crianças e jovens do nosso concelho, promovendo oportunidades para que, através do Futsal, cresçam e evoluam nos seus mais variados domínios. Pela avaliação inicialmente produzida percecionou-se que esta modalidade desportiva carece nesta área territorial, sobretudo abrangida pela freguesia do Castêlo da Maia com cerca de 20.000 habitantes, de uma organização capaz de ir mais além que a mera prática desportiva.

O nosso projeto é mais do que apenas uma nova versão de introdução ao Futsal, pelas seguintes razões:

  • Promovemos o desenvolvimento harmonioso e integral da criança, garantindo um processo de ensino do futsal adequado às suas características, e em permanente respeito pelas fases sensíveis das capacidades motoras e das aprendizagens psicomotoras fundamentais associadas a estas idades;
  • Fomentamos a prática do Futsal, contribuindo para o aumento dos índices de prática desportiva da população e aquisição de estilos de vida saudáveis que se mantenham na vida adulta;
  • Promovemos a educação através futsal, usando-o como uma ferramenta de educação e desenvolvimento da personalidade pessoal e dos outros;
  • Fomentamos o Espírito Desportivo e o Fair-Play, apelando ao respeito pelas regras das atividades e por todos os intervenientes;
  • Acompanhamos e apoiamos o percurso escolar da criança;
  • Dinamizamos atividades orientadas para a comunidade envolvente do clube;
  • Definimos critérios, procedimentos e comportamentos a adotar por praticantes, pais e agentes desportivos dentro e fora do campo;

Acima de tudo, pretendemos construir alicerces sólidos para em breve sermos uma referência na modalidade de Futsal ao nível da Formação Desportiva de Jovens Atletas.

OBJECTIVOS

Objetivos Gerais

O MAIA FUTSAL CLUBE, tem como missão promover o desenvolvimento do Futsal de forma sustentada com uma equipa de treinadores/formadores que aposta na excelência, segundo três grandes eixos de intervenção estratégica:

  1. Educação e Desenvolvimento da Personalidade da criança;
  2. Formação Desportiva;
  3. Promoção da Saúde.

A aplicação deste programa não visa apenas formar e introduzir mais jogadores em campeonatos associativos e federados, mas também ser usado como uma ferramenta para promover a educação, a saúde, o bem-estar e qualidade de vida.

A participação no Futsal traz inúmeros benefícios quer ao nível familiar quer ao nível da comunidade, cultivando valores sociais e promovendo a união entre pessoas de estratos sociais diferenciados. Deve constituir-se como alternativa saudável à televisão, aos jogos de computador e agir como inibidor de comportamentos de risco como o consumo de álcool, tabaco e drogas.

Este programa abraça o conceito de prazer e divertimento como fatores essenciais que irão contribuir para a criança desenvolver o gosto pelo Futsal, e permitir que, no futuro e ao longo de toda a sua vida, estas crianças adotem um estilo de vida ativo.

 

Objetivos Desportivo

1. Desenvolver capacidades tático-técnicas

Sendo o Futsal jogado com um reduzido número de praticantes e em campos de pequenas dimensões, permite mais interação, maior contacto com a bola e, consequentemente, maior possibilidade de desenvolvimento do aparelho motor.

2. Promover maior tempo de prática e aprendizagem / Desenvolver capacidades condicionais e coordenativas

As crianças estão mais tempo e mais vezes em contacto com a bola, o que permite um maior envolvimento e desenvolvimento secundário das capacidades motoras (condicionais e coordenativas).

3. Evitar excessiva instrução e orientação tática / apelar à tomada de decisão

A tomada de decisão da criança deve ser estimulada, bem como a sua criatividade. Procuraremos instituir o princípio da “Descoberta Guiada”

4.Promover a participação ativa de todas as crianças

Dificilmente a criança evolui estando “fora” do jogo, é importante que todas tenham a possibilidade de participar de forma ativa.

5. Estimular o entendimento do jogo como um todo

As crianças ainda estão a aprender a essência do jogo, logo não lhes deve ser atribuída uma posição. É imperativo que as crianças experimentem diferentes posições e contextos de prática.

6. Promover o sucesso

A vitória e o resultado não devem ser procurados a todo o custo. O sucesso nestas idades deve ser aferido tendo como referência os domínios da personalidade, o prazer e conhecimento/capacidade tático-técnica evidenciada durante a prática.

7. Promover o interesse e motivação

O Futsal apresenta características de jogo que promovem o interesse e motivação. O facto de o praticante estar constantemente em jogo, com muito contacto com a bola e estar próximo da baliza para concretizar golo são exemplos disso mesmo

8. Desenvolver consciencializando a criança

A criança não é um adulto em ponto pequeno. O jogo deve estar adaptado as suas características e necessidades. Os jogos em espaços reduzidos ajudam a criança a ter uma maior consciência e conhecimento da globalidade do jogo ao seu próprio ritmo

9. Desenvolver a aptidão dos jovens

Os jovens procuram afirmação pessoal, quer a nível social quer desportivo, na nossa Academia potenciaremos os melhores valores para que cada jovem veja no desporto uma oportunidade, e com essa visão fortifique a sua ambição quer pela via académica, quer pessoal, voltada para o sucesso.